chelsea hotel
o chelsea girls está a tocar no
entreter.
a música foi composta por sterling morrison e lou reed e é originalmente cantada pela nico. a introdução é construída em torno de uma progressão de acordes menores Dm -Em que anunciam o desencanto e natureza estranha da voz da nico. a pronúncia ostensiva acaba por superar a construção harmónica e a escala dorian percorrida pela flauta; realça todo o desenraizamento e alienação dos moradores do hotel chelsea. (muito provavelmente estarei a citar um dos livros que li sobre os velvet underground)
são todos estrangeiros, inadaptados; (como a nico a cantar em inglês);
e é à custa de esforço que atingem a diferença; implica sacrifício, dor e mutilação; (como a nico a cantar em inglês);
premeditação, estudo, encenação; (como a nico a cantar em inglês).
pensei este post como uma análise à progressão de acordes e à flauta do chelsea girls. mas a escrita derivou para a voz da nico a cantar em inglês. provavelmente é o essencial da música.